Conheça o Programa de Compartilhamento de Receita de Anúncios do Twitter, que promete possibilitar aos criadores lucrar com seus tweets
Já pensou em ganhar a vida simplesmente twittando? Seria um sonho, não é mesmo?
Pois é isso que Elon Musk e Linda Yaccarino, CEO do Twitter, estão tentando sugerir com a primeira rodada do Programa de Compartilhamento de Receita de Anúncios do Twitter, que está gerando grandes pagamentos para alguns criadores (verificados) da plataforma.
Receita recebida por @MrBeast, 2º maior criador de conteúdo do YouTube
De acordo com o que alguns criadores estão compartilhando, alguns deles geraram somas de cinco, até seis dígitos com o programa.
No entanto, se você está pensando em largar tudo e viver de Tweets, calma! Vale notar que existem algumas ressalvas nesse novo esquema de incentivos da rede do passarinho. Então vale a pena conhecer melhor o programa.
O que é o programa de monetização do Twitter?
O Programa de Compartilhamento de Receita de Anúncios do Twitter é uma iniciativa que permite aos criadores de conteúdo lucrar com os anúncios exibidos em suas respostas de tweet.
Disponível para assinantes do Twitter Blue, esse programa oferece aos usuários verificados a oportunidade de receber uma parcela da receita publicitária gerada por seus tweets.
De acordo com a empresa:
Estamos expandindo nossa oferta de monetização para criadores para incluir compartilhamento de receita de anúncios. Isso significa que os criadores podem obter uma participação na receita de anúncios, começando pelas respostas às suas postagens. Isso faz parte do nosso esforço para ajudar as pessoas a ganhar a vida diretamente no Twitter.
O que é necessário para se eleger ao Programa de Compartilhamento de Receita de Anúncios?
Para início de conversa, o Programa de Compartilhamento de Receita de Anúncios do Twitter só está disponível para os assinantes do Twitter Blue.
Ou seja, você deve pagar em torno de R$ 36 por mês para conseguir se qualificar — o que não parece um grande problema se você for lucrar milhares com seus tweets.
É recomendado também você ter um conta Stripe para facilitar seus pagamentos.
Pareceu fácil até agora? Mas então vamos citar o elemento mais difícil: ter uma média de 5 milhões de impressões de tweets por mês durante um período de, pelo menos, 3 meses.
Pois é, isso é muito! A maioria dos usuários não está vendo nem perto desse nível de resposta, o que limita significativamente quem realmente pode monetizar seu conteúdo.
Mas, e aí, vale a pena participar do programa?
Quando se trata da escala e viabilidade dos grandes pagamentos no programa do Twitter, é importante ter uma perspectiva realista.
No primeiro pagamento, Elon Musk afirmou que o total de US$ 5 milhões foi distribuído ao longo de cinco meses desde fevereiro.
“Em algumas semanas, o X/Twitter começará a pagar aos criadores pelos anúncios veiculados em suas respostas. O primeiro pagamento em bloco totaliza US$ 5 milhões. Observe que o criador deve ser verificado e apenas os anúncios veiculados para usuários verificados contam.”
Embora alguns participantes tenham relatado pagamentos impressionantes, como US$ 20.000, US$ 25.000 e até US$ 100.000, é fundamental observar que mais de 9% desse valor foi para apenas 40 criadores.
Considerando os números médios entre esses perfis de alto engajamento, os pagamentos mensais médios giram em torno de US$ 2.275. Removendo os principais ganhadores, esse valor cai para US$ 1.500.
Portanto, embora os grandes pagamentos possam ser deslumbrantes, é improvável que o programa permita que você largue tudo apenas com base nele — e a plataforma não está afirmando isso também.
O Twitter está trabalhando em sua estratégia de monetização do criador, incluindo assinaturas e outros recursos, o que pode valer muito a pena se você cria ou quer começar a criar por lá.
No entanto, é importante reconhecer que gerar receita por meio de anúncios em respostas de tweets com pagamentos de US$ 100.000 é altamente improvável.
Além disso, é importante considerar que a menos que você esteja vendo, ou provavelmente veja milhões de impressões de tweets por mês, pode nem valer a pena se inscrever.
Mesmo com um pagamento médio de US$ 350 por semana para as principais contas mais ativas, a quantidade de tempo e o esforço que você precisará fazer para alcançar esses números pode não valer a pena, é sempre importante julgar seu caso individual.
No geral, com base nas informações analisadas, a estratégia de Elon Musk para o programa de pagamento do Twitter apresenta tanto oportunidades quanto desafios.
Embora alguns participantes tenham recebido pagamentos impressionantes, a viabilidade e a escalabilidade do programa ainda são questões em aberto.
É importante observar que o Twitter está empenhado em impulsionar a monetização do criador, oferecendo recursos adicionais, até mesmo na tentativa de diminuir a ameaça da nova rede social da Meta, o Threads.
Com informações de Social Media Today
Por:Redação Pixeld